Benefícios da Natação no mar além do corpo, músculos trabalhados, dicas para começar e evoluir

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Compartilhe agora mesmo:

Michael Phelps

A natação sempre é indicada por especialistas em um consultório ou também por leigos em uma conversa informal entre amigos num almoço, por exemplo, e sempre é considerada o esportes mais completo que existe, essa afirmação não está totalmente correta ou completa, existem muitos esportes tão completos quanto a natação, mas realmente a natação tem algumas vantagens sobre outros esportes.

Agora, eu estava falando da natação mais conhecida e praticada, a natação de piscina, se formos falar da natação no mar ou natação em águas abertas – que é a natação praticada em rios, lagos açudes e qualquer ambiente fora da piscina e de ambientes controlados- sem dúvidas é o esporte mais completo e com maiores benefícios dentre todos disparadamente.

Durante a sua prática, diversos músculos e grupos musculares são exigidos e consequentemente desenvolvidos ao mesmo tempo.
Não à toa, é uma das modalidades esportivas mais indicadas tanto para quem quer ganhar massa muscular quanto para quem busca definição, emagrecimento ou para resolver problemas de saúde da coluna ou respiratórios.

A grande verdade é que os benefícios da natação na piscina ou no mar são tantos que bebês a partir dos 6 meses de idade com suas vacinas tomadas já começam as suas primeiras “braçadas” até mesmo antes de aprender a andar ou falar.

Mas isso não é exclusividade das grandes cidades e dos piscineiros, em regiões isoladas por todo o mundo, a exemplo das regiões ribeirinhas aqui no norte do Brasil as crianças desde pequenininhas já estão entrando nos rios e igarapés, aprendem a nadar para sobreviverem, para pescar, e claro para se divertir, a vida como ela é.


Se a natação for levada para a vida, se torna uma opção excelente de exercício físico, emocional e até espiritual, extremamente saudável para o corpo, alma e espírito.

Travessia da Lua Cheia Fevereiro 2013 Copacabana x Arpoador natação no mar

Já reparou como praticantes de exercícios em geral de forma regular são pessoas que sempre estão de bem com a vida, conseguem levar os problemas de uma forma mais suave e claro, encontrar soluções mais criativas em meio do caos? Estou falando do praticante regular, que treina no mínimo três vezes por semana há pelo menos três anos, não estou falando daqueles que treinam de vez em quando.

Benefícios da natação no mar

Os benefícios da natação no mar são muitos, mas eles costumam variar muito de acordo com a fase da vida e com a fase de desenvolvimento no esporte de cada pessoa. Enquanto ela está no nível iniciante, aproveitará benefícios diferentes de um nadador master ou até mesmo de um nadador profissional.

Abaixo, estão listados alguns dos muitos benefícios da natação no mar comprovados pelas ciências da saúde e também pela nossa observação dos milhares de atletas que passaram por nossos treinos de natação no mar em Copacabana no Rio de Janeiro mas também funciona aí onde você estiver.
Essa lista está destacando apenas alguns dos mais importantes benefícios deste esporte maravilhoso, mas não estão em ordem de importância nem seguindo qualquer tipo de classificação:

-Melhora a circulação sanguínea;

-Uma sensação de bem estar e euforia gigantesca após cada treino

-Melhora a pele;

-Regula o sono, aumenta a quantidade para quem dorme pouco e reduz para quem dorme demais;

-Disposição para a vida, você levanta com mais vontade de viver;

-Começa a encarar as dificuldades da vida como desafios a serem enfrentados e não apenas problemas;

-Melhora a qualidade do sono em cada uma das suas fases Leve, Profundo e R.E.M;

-Combate o estresse, a ansiedade, a depressão e a saúde mental como um todo;

-Regulação hormonal em quem está com problemas hormonais e entrando na menopausa e andropausa;

-Potencializa tratamentos com fármacos ajudando inclusive nas reduções das dosagens e até mesmo a retirada de alguns medicamentos;

– Para atletas, a natação no mar ainda proporciona alto rendimento esportivo e respiração mais adequada;

– Promove autonomia no meio líquido

-Auxilia na recuperação de lesões musculares;

-Começa a encarar as dificuldades da vida como desafios a serem enfrentados e não apenas problemas;

-Melhora a qualidade do sono em cada uma das suas fases Leve, Profundo e R.E.M;

-Combate o estresse, a ansiedade, a depressão e a saúde mental como um todo;

– Aumenta a imunidade e fortalece nosso sistema de defesa;

– Melhora o condicionamento físico e a saúde como um todo;

– Trabalha diversos músculos simultaneamente, contribuindo para o equilíbrio muscular;

– Melhora a postura corporal, combatendo dores musculares e nas costas;

– Dá mais flexibilidade;

– Alivia a tensão muscular;

– Ajuda a emagrecer, pois acelera o metabolismo e promove gasto calórico ainda mais elevado, já que exercícios na água exigem ainda mais energia;

– As articulações não são prejudicadas, porque é um esporte sem impacto e ainda exercita os tendões e ligamentos;

-Excelente para quem está em reabilitação pelos efeitos da água no corpo;

– Melhora a coordenação motora;

– Ajuda a definir músculos de diversas partes do corpo;

-Aumento de foco e disciplina nos estudos e trabalho;

-Aumento da produtividade em cerca de 4 horas por dia;

-Redução com gastos com medicamentos em geral, mas especial com anti-alergicos;

-Redução de internações e visitas à consultórios médicos;

-Grande auxílio em terapias como TCC – Terrapia Cognitivo Comportamental;

-Treinador te dando feedback imediato do que você fez e o que deve executar para melhorar;

-Ter companheiros de equipe para rir, chorar, vibrar juntos;

-Contato direto com sol e elementos da natureza aumentando o imunológico;

-Grande ajuda em doenças autoimunes como artrite reumatoide, Lúpus, Psoríase, Vitiligo;

-Desenvolvimento e Aumento da autoestima;

-Melhora da autoimagem e identidade;

-Aumento do senso de merecimento.

A lista é gigantesca como você pode ver, então vamos à detalhes mais específicos.

Músculos trabalhados

Em quase todos os esportes muitos músculos são trabalhados, mas nenhum deles exige tanto os músculos quando a natação no mar, além disso a natação no mar desenvolve os músculos de forma equilibrada.

Isso acontece porque a resistência dentro d’água é maior do que em terra, a água é um fluido assim como o ar, só que mais densa que o ar, mas a água do mar é ainda mais densa que a água de piscina, com isso, além de existir o trabalho de um músculo “principal” específico para um movimento, outros músculos também acabam sendo exigidos a fim de vencer essa resistência maior.

Para falar em termos técnicos, em um mesmo movimento temos o trabalho da musculatura agonista e da antagonista, e tudo isso fortalecendo também a musculatura estabilizadora das articulações mas sem o impacto, somente a tensão que é benéfica para os ossos.

Aliado a esses fatores temos em nossos treinos de natação no mar em Copacabana ou em Salvador em Jurerê internacional as variações de temperatura que exigem mais do sistema energético e consomem mais calorias, por isso que nadar em piscina ou nadar no mar dá tanta fome.

Cada treino é único, um exemplo é o que acontece a cada dia de treino, as vezes entramos no mar às 6 horas e o mar está um espelho de tão liso, quente e com correnteza, já na turma seguinte as 7 horas a água está mais mexida pelo vento e dois graus mais fria, já na turma das 8 horas com ondas, chuva, sem corrente e quente. Isso muda a toda hora e desenvolve a capacidade de adaptação de cada atleta, planejamento, resiliência, administração de recursos pois precisa decidir se vai nadar com nadadeiras, ou sem, se vai usar neoprene ou não, entre outros benefícios emocionais, fisiológicos e biológicos.

Para os iniciantes que não sabem nadar, professor de natação costuma trabalhar a musculatura de uma forma menos intensa e mais curta, porque o foco neste primeiro momento é o aprendizado e desenvolvimento.

Principais muisculos trabalhados na natação no mar

Todas os quatro nados trabalham de alguma forma os músculos do core, músculos da região das costelas (serrátil anterior), e com isso a respiração melhora muito porque durante a natação no mar além de fortalecer o core que ajuda a manter a sua postura melhor, exigir mais esforço do seu pulmão, sua caixa toráxica é “ampliada”, em cada movimento ela se “abre e fecha mais”.

Um par de músculos muito utilizado durante a natação de piscina, mas especialmente na natação do mar é o do pescoço (esternocleidomastoideo), esse músculo ajuda a estabilizar a cabeça, proteger a coluna toda e não apenas a cervical.
Existem na base do crânio as duas primeiras vértebras que se chamam atlas e axis – a primeira é a atlas, mesmo nome do titã da mitologia grega condenado por Zeus a sustentar os céus para sempre, atltas é o que sustenta nossa cabeça, juntamente com o áxis, permite os movimentos do corpo entre a cabeça e a coluna vertebral.

A importância dessas duas vértebras é apenas essas duas são responsáveis por 60% dos movimentos de nossa coluna. Durante a natação basta que você olhe um pouco pra baixo para seu corpo mudar totalmente a postura na água e ficar mais hidrodinâmico gerando menos arrasto e fazendo com que você nade mais rápido.
Viu como uma coisa puxa a outra?!

Durante a natação no mar ou em lagos é comum pegarmos ondas de frente ou de lado que nos forçam a levantar mais o corpo para observar para onde estamos nadando.
Além disso muitas vezes quando venta a respiração fica mais difícil fazendo com que precisemos respirar para o lado que temos menos facilidade, como fazer isso sem esse músculo?

Além desses músculos, o grande dorsal (músculo da asa), os músculos do braço e antebraço e do braço e como estou aqui com foco na natação no mar e natação em águas abertas, estou focando principalmente nos músculos utilizados no nado crawl que o mais utilizado em 99% dos casos.


Outros músculos muito exigidos durante a natação no mar são os glúteos (bumbum) e tríceps, mas também trabalha o bíceps, quadríceps(coxa), posteriores de coxa, peitoral e músculos internos das pernas, se você está nadando e não está sentindo esses músculos serem exigidos e desenvolvidos alguma coisa está errada e provavelmente não está fazendo força com todos eles.

Quando nos referimos especificamente em gasto calórico, geralmente o nado borboleta é o que mais ajuda a queimar calorias, mas tudo depende da intensidade dos treinos, da temperatura da água, da correnteza, aí a natação no mar mesmo sendo crawl ganha de braçada, mas mesmo que fossem comparados no mesmo ambiente os nados crawl, costas e peito costumam promover queima calórica semelhante.

Natação no mar ou musculação?

A musculação e a natação no mar devem andar juntas e se tornarem aliadas, não há motivos para escolher uma OU outra mas sim uma E outra , a musculação gera mais força e mais volume muscular, a natação gera mais flexibilidade, resistência e coordenação motora fina, entende como elas se complementam?

Natação no mar emagrece muito?

Apesar de queimar muitas calorias durante os treinos e algumas e algumas horas depois, a natação no mar sozinha não emagrece. É um excelente exercício e muito recomendados para quem está acima do peso porque não têm grande impacto e não causam sobrecarga nas articulações além da exigência de esforço que ajuda a pessoa a gastar mais calorias, mas não adianta gastar 1000 Kcal e ingerir 1500Kcal a conta nunca vai fechar.

Qual a Idade ideal para começar a nadar no mar?

Temos atletas que começaram com 50 anos do zero, outros mais cedo um pouco e já tivemos atletas que começaram com 62 anos, mas para as crianças é super indicado e não há problemas, em países como Havaí e Austrália as crianças estão no mar desde cedinho sem estresse, no Brasil temos uma cultura de superproteção e isso é na verdade um perigo!

Quanto mais cedo a criança for exposta ao mar e as águas abertas mais natural será para ela, pense e entenda a natação no mar como uma língua, quanto mais a pessoa e quanto mais cedo é exposta mais rapidamente se torna fluente, a natação no mar é a mesma coisa, quanto mais tempo mais cedo exposta mais fluente se torna.

Um grande e belíssimo exemplo, é o projeto botinho dos Grupamento Marítimo dos bombeiros do Rio de Janeiro, esse projeto existe sei lá desde quando e já formou várias gerações, conheço adultos que fizeram quando crianças e isso deu total consciência sobre o mar e o meio aquático além de anos depois do fim do curso já terem salvado pessoas que estavam se afogando somente com o conhecimento adquirido na infância.

Aqui tem uma matéria do projeto botinho https://www.cbmerj.rj.gov.br/institucional/item/2463-corpo-de-bombeiros-rj-abre-inscricoes-para-o-botinho-2022

Existem outras iniciativas pelo brasil com o nome de projeto golfinho, dá uma pesquisada! 😉

Sou mais velho será que consigo praticar natação no mar?

COM CERTEZA! Temos atletas de 22 anos até 65, mas já tivemos de 80 de 75, gente que começou a natação no mar com 64 anos tivemos um atleta que amava nadar e morava em Copacabana, carioca da gema criado no Rio de Janeiro no mar e nunca tinha nadado no mar de forma constante, só em piscinas, nos conheceu e começou a nadar no mar com a gente em Copacabana.

Já tivemos um atleta com 34 anos que sabia nadar mas tinha traumas do mar porque tinha se afogado quando era adolescente e sofreu duas paradas cardíacas no helicóptero dos bombeiros a caminho do hospital, aprendeu a nadar no mar com a gente, ensinei a dominar o medo para não ser dominado pelo medo e apenas dois meses após começar a natação no mar com a gente estava nadando 3,5 km entre os Fortes de Copacabana e Forte Duque de Caxias (Leme) na tradicional Travessia dos Fortes, travessia de natação no mar mais tradicional do Brasil, hoje extinta 🙁

Há contraindicações para a natação?

Como todo esporte, antes de iniciar a natação no mar é indicado fazer uma avaliação física para entender quais limites devem ser respeitados. Mas se você está ativo ou se conhece bem uma conversa com o treinador e uma anamnese normalmente já são suficientes e claro, você deve procurar um treinador e equipe experientes e que conheçam o mar, afinal de contas tem muita gente por aí que se formou em educação física mas não tem nenhuma vivência de mar.

Eu poderia ficar aqui por horas escrevendo, mas já deu pra ter uma idéia do que é a natação no mar né?

Se você já conhece nosso trabalho que é realizado desde 2009 com natação no mar, corrida ou triathlon, se nós já te ajudamos com algum artigo, vídeo ou alguma dica em um papo informal pessoalmente, ou se você já foi nosso cliente, atleta, aluno e desejar nos ajudar nos avaliado e ver as avaliações mais recentes clique aqui:

>> Nosso perfil no google <<

Em nome da equipe OTREINO MUITO Obrigado!

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!