Rei e Rainha do Mar – Dicas de Mario Jorge Hilarino para BLOG PULSO OGLOBO

Rei e Rainha do Mar: o que fazer na semana que antecede a prova?

Falta pouco para o Rei e Rainha do Mar. O que fazer, quanto treinar, o que treinar? Que treino mágico devo fazer para compensar aquele churrasquinho com cerveja, aquela pizza, aquela semana de frio que bateu a maior preguiça?

Esses são alguns dos questionamentos que tiram o sono dos atletas nos dias que antecedem a prova. Ao ministrar os treinamentos de diversas modalidades, como ciclismo, corrida, natação no mar e triathlon, encontro com amigos alunos e atletas, conhecidos ou não, que começam a aumentar volume de treinamento e intensidade para compensar os treinos perdidos.

Se você é atleta profissional e vive disso, treinamentos, viagens, provas, lesões, tombos etc e são sua rotina de trabalho. Para um atleta profissional, levantar para trabalhar é, na verdade, levantar para nadar, pedalar e correr. Então ele precisa fazer uma boa prova, pois está preparado e se dedicou a fazer aquele esporte.

Para um amador, trabalhar é o mesmo que levantar, bater ponto e no tempo que sobra praticar uma
atividade física que lhe traga prazer e saúde. Alguns amadores se destacam por sua genética aliada a equipamentos e treinamento. Mas se não se dedicarem como um profissional, nunca chegarão aos patamares de um atleta profissional.

Meu conselho é o seguinte: relaxe! Se você não fez sua tarefa de casa, não conseguirá fazer uma semana antes da prova.

Faltando uma semana o que pode e deve ser feito?

1 – Acalme-se. Desespero não ajuda em nada;

2 – Use essa semana para fazer um treino especifico no local da prova. Assim você passa a conhecer o percurso, a temperatura e pode visualizar a prova, imaginando seu desempenho. Isso cria uma boa imagem mental, que na hora da prova te faz nadar mais rápido e não desistirá;

3 – Aproveite essa semana para treinos mais leves, focados na técnica do nado para travessias. Faça uma massagem, aproveite para ajustar sua estratégia com seu técnico/treinador/professor (se não tem um, meu conselho é que tenha e que participe de uma equipe. Isso faz toda a diferença em treinamentos e provas)

4 – Use essa semana para se hidratar e se alimentar adequadamente. Ingestão de isotônicos e carboidratos são muito importantes para provas longas, mas não mude seu suplemento nem teste nada novo. Não é hora (se não tem uma nutricionista que o acompanhe, aconselho que busque uma).

Boa prova e até a linha de chegada. Nos encontramos Rei e Rainha do Mar.

Original em: http://oglobo.globo.com/blogs/pulso/posts/2011/08/22/rei-rainha-do-mar-dicas-de-mario-jorge-hilarino-400401.asp

Prof. Mario Jorge Hilarino – Cref 18277-G/RJ
Coach Técnico de Triathlon CBTri
Fundador e Treinador da OTREINO Assessoria Esportiva
Campeão estadual por Equipes de Triathlon no RJ Equipe
3ª colocada nas Maratonas Aquáticas da Federação Aquática do Rio de Janeiro Fundador do www.supremocoaching.com.br

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