Como correr para uma maratona incrível

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Compartilhe agora mesmo:

Medalha de finisher da Maratona do Rio

Eu amo o desafio de correr a rainha das corridas, a sua majestade a maratona!
Mas há um grande problema com essa prova, é preciso empreender um esforço enorme com um foco apenas, e assim acabamos colocando “todos os ovos em um único cesto”. E se as coisas não correrem muito bem na maratona? E, como todos corredores bem sabemos, muitas coisas podem dar errado apesar do treinamento quase perfeito.
Já vi esse cenário muitas vezes em minha vida de atleta amador e como treinador de corrida.

Um corredor dedica meses à sua preparação, faz todos os sacrifícios que o treinamento para uma maratona exige e exige de seus entes queridos também, e aí algo dá errado bem no dia da corrida.
E o atleta se sente desanimada como se todo o trabalho duro que foi feito até alí tivesse sido em vão.

Você chegou até aqui no texto deve estar pensando:
“Vou deixar essa coisa de maratona pra lá! Já pensou, treino muito, me dedico e no dia algo dá errado e não faço o que planejei?! Tô fora!”

CALMA! Estou aqui trazendo a realidade pra você como sempre fiz, mas quero trazer alternativas e também possibilidades de você conquistar uma melhor performance e uma produtividade maior nos treinos e na prova, ainda que algumas coisas saiam do planejamento no dia!

Uma abordagem inteligente é ao se preparar para uma maratona é fazer uma série de corridas menores como parte do treinamento, para que você tenha mais chances de obter os benefícios da preparação física e mental do ciclo de treinamento até a maratona, isso serve também para ultramaratonas e não apenas 42km.
Dessa forma, mesmo que no dia ou na semana da maratona não seja da forma que você imaginou, você conseguirá se manter mais tranquilo.

Usando essa estratégia você consegue ir crescendo a cada prova e ajustando cada treinamento pós prova e testar na próxima prova, igual se faz no xadrez ou na sinuca, ninguém dá um lance no xadrez pra comer toda as peças ou uma tacada para matar todas as bolas nas caçapa de uma vez, você faz um movimento pensando nos 3 ou 4 próximos movimentos do seu oponente, na preparação para uma maratona é a mesma coisa. Você treina, faz uma prova e se testa percebendo onde precisa melhorar, ajusta e faz a próxima prova e assim por diante até chegar o grande dia!

Agora dessa forma você está treinando e chegando ao dia da maratona sem todos os ovos na mesmo cesto, você os espalhou, assim fica mais difícil falhar e perder tudo!

A preparação para a maratona é extensa e cansativa, e com certeza você terá dias que estará desmotivado, cansado, sem vontade alguma de calçar seu tênis sair para correr, mesmo que seja uma corridinha de 10 minutos, por isso utilizar essa estratégia de provas menores antes da maratona vai te ajudar, durante a preparação e as provas vai conhecer pessoas que estão ali para se divertir e celebrar a vida treinando e correndo,, cuidando da saúde, outros para celebrar a vitória sobre uma doença…
Acredite, isso vai recarregar as suas baterias e vai abrir um sorriso largo no seu rosto, mesmo nos dias sem ânimo!

Dois atletas se abraçando ao fim da maratona do Rio
Listei aqui alguns dos benefícios de usar essa estratégia:

1) CORRIDA SE TORNA ROTINA
Por muitos anos eu e a minha equipe otreino participamos de circuitos de provas pela cidade do Rio de Janeiro, provas de corrida de rua, de montanha, trail run, 5, 7, 10, 15 e 21km, provas de aquathlon onde corríamos 2,5km, duathlon 4km, durante todo ano, isso nos ajudava demais a nos tornarmos atletas melhores por diversos motivos.
O corpo está sempre em movimento e com a regularidade de provas a cada poucas semanas, sua mente se acostuma com a pressão de correr, se acostuma com a organização de material, alimentação, variação de temperatura, ao equipamento, ao ritmo em cada etapa da corrida, a variação de altimetria, variação de pisos e isso tudo vai “alimentando o grande banco de dados” chamado mente.
Competir um circuito de corridas antes de uma maratona ajuda muito a aliviar a tensão da maratona e suas exigências, correr um cirtuíto antes da maratona alvo faz o corpo se acostumar com o estresse mental e o esforço físico que a corrida exige. Além disso, os circuitos tiraram a pressão porque a corrida já tinha se tornado rotina e o corpo prospera na rotina.

2) CORRIDA INDICA PROGRESSO DE DESEMPENHO
Estar sempre se preparando para outras provas menores e com uma frequência maior de corridas faz com que você consiga medir seu desempenho em situações e exigências diferentes, mas reais, afinal de contas não é ainda a sua maratona alvo mas é uma prova, seja de 5km ou uma meia maratona, e sua mente e corpo sabem disso, mesmo que você tente fingir que não é nada demais.
Estar sempre treinando e se preparando para provas traz um outro benefício importantíssimo que é não deixar o corpo achar que está no fim da temporada, provas menores exigem picos de treinamento menores que o de uma maratona e em espaços mais curtos, assim você vai ganhando condicionamento degrau a degrau sem se encher pelo longo espaço do início da preparação até o dia da maratona.

3) A CORRIDA COMO EXERCÍCIOS DE VELOCIDADE E INTENSIDADE
A maioria de nós treina principalmente sozinho, mesmo que treine em grupo, ninguém tem o mesmo ritmo que você ou a necessidade de recuperação idêntica à sua, pode ser próxima, mas é diferente.
Precisamos de algo periodicamente para nos ajudar a entrar na zona anaeróbia.

À medida que envelhecemos, manter a velocidade e a intensidade nos treinos é particularmente importante porque esses sistemas estão se deteriorando rapidamente, a menos que você esteja trabalhando duro para mantê-los.

Eu fazia a minha corrida de velocidade ou fartlek na terça ou quarta-feira e usava a competição como meu treino de esforço de ritmo.
Meu longão semanal fazia num aquecimento e resfriamento muito longo antes e depois da prova de corrida ou adicionando uma segunda corrida curta à noite. Se a corrida fosse no sábado, considerando que eu estava correndo 10k ou menos, eu apenas manteria minha corrida normal de domingo.

CONCLUINDO
Uma corrida sempre à vista no calendário próximo irá mantê-lo honesto e focado em seu objetivo final, a maratona ou qualquer outra prova.
Além disso, o pior cenário acontece no dia da maratona, e quando você chegar lá usando essas provas de corrida, já terá passado por muita coisa e terá uma vasta experiência, inclusive para contornar imprevistos e prevê-los e evitá-los.

Apesar de tudo que você fez a temperatura estará altíssima com 45 graus com um sol aniquilador, a umiddade do ar 95% , você apertou demais o cadarço do tênis, esqueceu de ir ao banheiro quando acordou, teve uma intoxicação alimentar na, ou pegou uma gripe que não te deixou dormir bem e levantou moído na semana da corrida. A maratona acaba sendo um sofrimento, e você acaba sentindo que todo o trabalho foi uma perda de tempo.
Epa! Pare e pense por um instante…

você teve aquela temporada incrível de corridas onde você melhorava cada vez que cruzava a linha de chegada.

Você até estabeleceu novos recordes pessoais em 10k e na meia maratona nesta temporada. Você provou que poderia conquistar seu objetivo em melhores circunstâncias, e da próxima vez você o fará.

Correr para a melhor maratona é uma situação ganha-ganha. Você tem aquele dia perfeito onde tudo se encaixa, e você corre com total confiança de que pode atingir seu objetivo.
Você até poderia ter um dia ruim, mas dessa vez não, você você colocou os ovos em vários cestos e assim aproveitou bem!

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!