Ironman 8 motivos pelos quais você deve investir nessa competição
1 – TER UMA META DESAFIADORA EM UM HOBBY OU PARA MUDAR SEUS HÁBITOS DE VIDA
Uma coisa é certa mas poucas pessoas sabem pois, saber e não aplicar não é saber!
Para seguirmos em frente precisamos de um alvo, uma meta, um objetivo a buscar, se esse objetivo não for desafiador, deixamos de lado e não damos continuidade aos projetos de nossas vidas, a prática esportiva nos ensinar isso, conheci muita gente nesse período de preparação e no período que estive em Floripa que disse mudar seus hábitos de vida, gente que emagreceu até 112 quilos em 1 ano para participar do ironman que é uma prova d longa distância, gente que usou o ironman como marco para celebrar o vitória sobre o tabagismo entre outros hábitos ruins.
Claro que não é preciso participar de um Ironman para isso tudo, podem ser usadas provas menores e provas de corrida, ciclismo, ou natação, não se faz necessário um triathlon.
2 – VIAJAR A E CONHECER LUGARES LINDOS DE OUTRA FORMA
Durante os dias que antecederam a prova, pude conhecer um pouco de Floripa, comer, falar com pessoas, passear um pouco, ver e sentir a cultura local, isso é muito legal na verdade é o mais gostoso de tudo isso, a prova pouco importa.
Fui a alguns estabelecimentos enquanto estive por lá, farmácia, supermercados, restaurantes, lojas de departamentos, entre outros, e em todos inclusive nas ruas as pessoas falam com você, coisa estranha né? No Rio de Janeiro nem mesmo seu vizinho te responde ao bom dia no elevador! 🙁
De certa forma, um choque cultural especialmente para os cariocas, andar nas ruas e ao pisar numa faixa de pedestres para atravessar a rua e ver que os carros param, é algo que sinceramente me assustou, estar na calçada esperando o sinal de pedestres abrir e ver os carros parando mesmo com o sinal verde para veículos e nos dando a preferência, ainda me choca, sei que isso deveria ser regra, mas é excessão!
3 – ENCONTRAR VELHOS AMIGOS E FAZER NOVOS AMIGOS
A semana do Ironman Florianópolis foi uma excelente semana de encontros e reencontros!
Saindo do Rio no aeroporto Tom Jobim já encontrei alguns amigos, gente que não via fazia algum tempo, ao chegar em Floripa já esbarrei com uns 10 amigos do Rio e alguns de fora do Rio que não temos contato regular, nem precisa fala que me senti em casa né?!
Durante o café da manhã no hotel, as indas e vindas até a feira, retirada de kit, entrega de bike e sacolas para o check in, reconhecimento do local de prova, jantar de massas, congresso técnico, e entre idas e vindas nesse agito vamos encontrando gente que sabíamos que estariam na prova, gente que sabíamos e tínhamos marcado de tomar um café e bater um papo, gente que nem sabíamos que estaria no evento e claro, acabamos fazendo novos amigos.
4 – PODER ASSISTIR, TORCER, VIBRAR, SE EMOCIONAR, E SERVIR OUTROS ATLETAS
Mesmo antes da prova já estamos na torcida por gente que conhecemos e gente que não conhecemos, ao conversar, vemos o nervosismo de muita gente e alguns até mesmo desespero, então uma palavra ajuda muito, no dia da prova uma ajuda a alguém que descobriu um pneu furado, ou uma peça com problemas, ou até mesmo alguém entrando em pânico, minutos antes da largada da natação conversar desejar boa prova, dar uma palavra de incentivo vibrar com alguns amigos e outros desconhecidos e por toda a prova a grande maioria dos atletas é assim!
Mario então todos são muito legais? Não infelizmente tem alguns imbecis que infernizaram a vida de outros, mas acredito que esses são minoria e pelo que percebi só existem no Ironman Brasil, mas não merecem nenhum parágrafo de atenção nesse texto.
5 – PODER TRABALHAR SUA MENTE E DESCOBRIR QUE O IRONMAN FLORIANÓPOLIS É UMA PROVA FÁCIL
A partir do momento que você se inscreve para a prova, prepare-se pois muita água vai rolar, é um trabalho de desafio mental constante, vai acontecer toda sorte de coisas para atrapalhar seus treinos, mas com certeza são etapas necessárias para que você se prepare para a prova.
Comigo por exemplo precisei assumir muitas demandas no trabalho, e ai minha prioridade era a empresa e não a competição, meus treinos ficaram meio que de lado, ou então iam meio que forçados por um grande período de tempo, não era o que eu queria, mas era preciso ser feito!
Bati recordes de pneus furados, praticamente todo treino furava pneu, teve uma vez que furei 5 vezes, mesmo revisando roda, aro, fita, e com pneus novos de treino(mais resistentes) tipo pneu feito de material de caixa preta de avião e ainda sim furei.
Só tinha duas opções, voltar pra zona de conforto ou seguir em frente, escolhi a segunda opção.
A prova do ironman Florianópolis é uma prova fácil, sim, muito se fala da parte física, mas o percurso é super tranquilo, o mar é liso como uma piscina e com temperatura agradável, tem vento em uma parte do percurso, as subidas do ciclismo não são absurdas, mas algumas são um pouco longas dependendo do referencial, na corrida tem 1 subida do tipo pegadinha apenas uns 40 metros para quebrar o cabra.
O grande segredo do Ironman Brasil Florianópolis é a mente, ter a mente tranquila, fazer o que foi treinado e planejado, na natação seguir o planejado e não se desesperar para chegar logo, especialmente se você não tiver a experiência de nadar no meio da muvuca, e que muvuca 2000 pessoas, alguns nadando e muitos se debatendo, trabalhar para errar o mínimo possível evitar levar uma pernada de peito no rosto, evitar passar muito colado nas bóias onde todos se embolam, aproveitar a transição para fazer tudo com calma e se alimentar e não esquecer nada, afinal de contas você só poderá voltar depois de 180km. No
No Ciclismo aproveitar a bike para se hidratar, se alimentar e nas descidas se alongar, e não se empolgar querendo tirar o atraso ou aumentar a velocidade média, na corrida onde for para correr corra, onde não for caminhe, acredite muitos quebraram nas subidas da bike e nas subidas da corrida, vi muita gente pedalando nas subidas como se fosse uma flecha, quando chegavam no topo paravam e pareciam estar infartando, e eu e outros que passávamos como tartarugas mantínhamos uma constância.
Mais importante dessa prova é ter cabeça para estar sentado por horas na bicicleta e depois correr por horas, com sol chuva, vento, frio, sem público para aplaudir por longos trechos, é você e você apenas!
8 – FAZER NEGÓCIOS
A feira e a semana que antecede a prova é nos mostram muitas oportunidades de trabalhar muito, de fazer inúmeros contatos e abrir seu network e de fazer muitos negócios, não importando a sua área de atuação, afinal de contas, nos encontramos com pessoas de todo mundo co atuação em inúmeros setores da economia!
Escrevi apenas sobre 8 aspectos, mas existem muitos outros, claro que cada pessoa tem uma visão e percepção sobre cada vivência, compartilhe a sua aqui conosco!
Gostou do artigo? Clique em curtir, recomende, compartilhe, envie para seus amigos Irons ou aspirantes a irons!
Compartilhe conosco sua experiência, suas técnicas e seus métodos!
Aguardamos sua participação nesse artigo.
Deixe um comentário