Os apaixonados pela corrida de rua do Rio de Janeiro, e que já fazem longas distâncias, com certeza está ansioso para chegar domingo dia 6/04, dia esse da meia Maratona Ascis.
Para quem nunca correu essa prova saiba que é um dos percursos mais lindos, em quase sua extensão o terreno é plano e asfaltado, tendo sua inclinação no finalzinho da prova, só faltando 3 km!
Geralmente o vento está a favor. Como é uma das minhas preferidas, resolvi compartilhar com vocês 10 dicas para que ela seja a melhor prova da sua vida!
1ª Já viu como chegará ao local da largada da prova? Sei que é distante para a maioria das pessoas, portanto saia de casa mais cedo para não chegar na hora da largada, assim sua ansiedade aumentará provocando desconcentração e prejudicando sua prova.
2ª Já sabemos que estamos treinados e preparados para essa prova, portanto no dia anterior, descanse, alimente-se e se hidrate bem. Não coma nada que não tenha comido antes, nem no dia anterior e nem no dia da prova para que não tenha surpresas desagradáveis como desconforto intestinal, dores abdominais etc. Escute seu corpo e o respeite! Um bom jantar de massas a noite anterior à prova é uma boa pedida!
3ª Essa meia maratona é uma das mais rápidas pelo seu percurso quase todo plano. Mas não “largue o aço” no inicio. Mantenha seu ritmo, você verá muitos já exaustos depois dos 10 km!
4º É uma das provas com o melhor esquema de hidratação que já corri. A cada 3 km, agua e repositor energético a nossa disposição, portanto, não se preocupe em carregar garrafinhas de agua na cintura ou nas mãos que podem pesar e comprometer seu rendimento.
5ª Visualize a prova com você mesmo correndo. Veja fotos do local, se puder faça o percurso de carro antes, caso não conheça o trajeto. Você irá se encantar. Esteja focado, principalmente na sua respiração.
6ª A altimetria dessa prova e o seu diferencial. Há uma subida no viaduto nos 17 km e dentro do primeiro túnel. Para subir, projete o tronco e cabeça ligeiramente voltados para frente, e tracione com a parte anterior dos pés. Após o primeiro túnel, pegaremos o viaduto do Joá que é cheio de curvas. Busque as tangências. Para quem correu as ultimas edições, vai encontrar os tuneis iluminados e o asfalto liso!
7ª Caso esteja acostumado, use géis de carboidrato. Ele fornece energia ao musculo e glicose para manutenção da glicemia. Eu costumo utilizar em meias maratonas nos 6 km, 12 km e 18 km. Existe indicação também para o uso antes de iniciar a prova e a cada meia hora. Vale o que for melhor e de acordo com sua necessidade!
8ª Nós perdemos uma grande quantidade de sódio pela sudorese, e o excesso de reposição de agua por conta do calor, faz com que a concentração de sódio caia ainda mais pela diluição de agua ingerido. Nesse caso, o uso de pastilhas, comprimidos e saches se faz recomendável. Converse com seu nutricionista e evite chegar como a lendária Gabrielle Andesen nas Olimpíadas de Los Angeles. No final da Maratona ela apresentou um quadro de complicações, com evidentes distúrbios neurológicos e alteração da coordenação motora, que mostravam sinais típicos de falta reposição de sódio e potássio no organismo.
9º Apesar de estarmos no Outono, os dias estão quentes. A largada dessa prova será as 7:00. Se proteja com protetor solar, viseira ou boné, pois corremos praticamente a prova toda contra do sol.
10ª Faça sua prova por tempo, por amor ou para se divertir!
Se você já conhece nosso trabalho que é realizado desde 2009 com natação no mar, corrida ou triathlon, se nós já te ajudamos com algum artigo, vídeo ou alguma dica em um papo informal pessoalmente, ou se você já foi nosso cliente, atleta, aluno e desejar nos ajudar nos avaliado e ver as avaliações mais recentes clique aqui:
Deixe um comentário