Para um treinador passa treinos para seu atleta fica difícil as vezes conseguir expressar todas as infos relevantes sem confundir o atleta seja ele atleta experiente ou iniciante em tão pouco espaço para escrever, mas existe uma linguagem técnica e convencionada muito utilizada por treinadores mais experientes, vou tentar compartilhar aqui um pouco para que você possa compreender e ler melhor sua planilha de treinamento semanal antes do próximo treino e realize exatamente o que foi planejado.
Separei por áreas para facilitar o entendimento
INTENSIDADES
– Natação
Estímulos Aeróbios
A0 – Regenerativo. Muito leve. Menor que 70% da Frequência Cardíaca Máxima. (<70% da FCMáx)
A1 – Aeróbico de baixa intensidade. Treino moderado, fácil segurar o ritmo por longos períodos. (70 a 80% da FCMax.)
A2 – Treino no limiar. Limítrofe entre confortável e extenuante. (80 a 90% da FCMax.)
A3 – Extenuante. (90 a 100% da FCMax)
Outros pequisadores e treinadores preferem separar em:
A1 – Aeróbico de baixa intensidade. Treino moderado, fácil segurar o ritmo por longos períodos. (60% a 70% da FCMax.)
A2 – Treino no limiar. Limítrofe entre confortável e extenuante. (70% a 80% da FCMax.)
A3 – Extenuante. (80% a 100% da FCMax)
Estímulos Anaeróbios (Exercícios com pouca ou nenhuma presença de Oxigênio)
AN1, AN2 e AN3 – Faixas de exigências anaeróbias. Intensidades muito fortes ou máximas, as nomenclaturas variam de acordo com a duração, intervalos, descansos e objetivos a serem alcançados – Tolerância ao lactato, resistência de velocidade, potência, etc.
– Corrida e Ciclismo
Nos esportes cíclicos que não estamos com o corpo dentro da piscina e por isso podemos usar normalmente o frequencímetro como medidor de intensidade de treino enquanto observamos a nossa FC ou velocidade, separamos da seguinte forma as faixas de treinos.
Z1: Regenerativo
Z2: Endurance
Z3: Tempo / ritmo
Z4: Sub-limiar
Z5a: Supra-limiar
Z5b: Capacidade Aaeróbica
Z5c: Força Específica ou Capacidade Anaeróbica
INTERVALOS = INT
– Natação, Corrida e Ciclismo
c/ = “COM tanto tempo ou período de intervalo” Ex: Com 20seg. 20 segundos de intervalo depois do estímulo. O intervalo ou pausa pode ser ativa ao invés de ser por tempo pode ser em movimento em um ritmo bem devagar por “x” metros é o famoso fartlek ou jogo de intensidades muito usado em corrida e nem um pouco em natação por treinadores que não tem bagagem de corrida.
cd/ ou ac/ ou Saindo em = “A CADA”. Ex: a cada 1min realiza o estímulo ou tiro e tempo que sobrar até completar 1 minuto é o descanso. Ex:. 200m “saindo em” 2′ o atleta realizará os 200m e o que sobrar é o descanso, digamos que levou 1’40” para realizar os 200m então terá 20″ de descanso.
– Ciclismo e Corrida
Nas atividades com o corpo fora da água também são utilizados outras formas fora o tempo:
Fartlek
Exemplos
1 período forte x 1 fraco (400m Forte x 400 Fraco)
1 período forte x 2 fracos (400m Forte x 800 Fraco)
2 períodos fortes x 1 fraco (2000m Forte x 1000m moderado)
1 período forte x 1/2 moderado (1000m Forte x 500 Fraco)
Eu Mario Hilarino específicamente prefiro trabalhar por tempo 3’x3′, 3’x 6′, 3’x1’30” …
e as mesma lógica pode ser realizada em ladeiras subindo forte e descendo soltando, em locais contra o vento forte e volta a favor soltando entre muitas outras combinações.
Obs:. As distâncias acima foram a título de exemplo.
NATAÇÃO, CORRIDA E CICLISMO
Aq – Aquecimento
téc – técnica
br – braço (com pullbuoy)
PPM- Passos por Minuto cadência na corrida
BPM – Braçadas por Minuto cadencia de braçadas que variam entre natação no mar, águas aguas abertas e provas de triathlon e natação em piscina.
EPR Estímulo de pernas /pernadas
PP – Pernadas com Nadadeira/Pé de Pato
Prog – progressivo
Regr. – Regressivo
BrPalm ou Br/Plaq – braçada com palmar
Broken – “quebrado”. Intervalo a cada 1/4 da distância. Ex: 1000m Broken = 4x250m na natação tem um máximo de 10 segundos de intervalo, nas outras modalidades vão variar de acordo com os treinos.
Bloq – Respiração Bloqueada ou sem respirar ao máximo que for possível.
Giro/Rolé – treino e intensidade confortável de fácil realização muito utilizado para regenerar, rodagem.
RPM – Rotações ou Revoluções Por Minuto é a Cadência das pedaladas, serve para medir quanta potência o ciclista esta produzindo e saber se está utilizando mais força muscular ou eficiência.
Marchas Pesadas ou Longas– Usar marchas mais duras, travadas, mais carga que o normal com as cadências mais baixas e sobrecarga muscular mais alta.
Coroa Grande/ Pequena, Volantinho / Volantão, Pratinho/Pratão – Círculo com travas dianteiro da bicicleta onde se insere o pedivela e a corrente passa. Nas bicicletas de estrada São duas uma grande e uma pequena, nas MTB variam de uma coroa bem pequena até 3 coroas pequenas dependendo das configurações de uso das bikes.
BPM – batimentos por minuto do coração
Pace – ritmo /km ou km/h é o tempo da passagem a cada Km numa corrida.
Ex:. 5’/km = 12km/h = 8:03 min/milhan = 7,5milhas/h = 2min/400m
São todas as mesmas velocidades apenas expressas de formas diferentes, na corrida usamos pace no ciclismo Km/h e natação o tempo a cada 100m
Educativos – Exercícios de técnica, agilidade, coordenação motora para corrida, natação, ciclismo e outros esportes tornando os movimentos mais eficientes, econômicos e reduzindo exponencialmente os riscos de lesão e facilitando a recuperação orgânica para o treino do dia seguinte.
Pliometria – Exercícios para treinar potencia muscular e aceleração normalmente para a corrida e ciclismo através de saltos.
Bem, espero que com esse pequeno artigo tenha o ajudado a entender melhor e aproveitar melhor seus treinos alcançando a máxima performance esportiva!
Se gostou dá um curtir deixe seu comentário abaixo e compartilhe com seus amigos atletas ou que pretendem começar a treinar.
Se precisar de treinamento para alcançar o próximo nível manda uma mensagem!