Essa é a saudosa travessia dos fortes, 2500 pessoas agrupadas em 80 metros de largura! Era TOP demais!
A prova era organizada pelo Exército e a largada era dada por um tiro de festim de canhão, era emocionante!!
Ficávamos concentrados aguardando a largada gerando uma baita expectativa e quando o canhão era disparado o estremecia tudo! Até a alma! rarara
Se não me engano as 2 primeiras edições tinham 4200 atletas :-O era muita , mas muita gente! Depois reduziram para 2500 pessoas, largando juntas, para você ter uma idéia, todo o EVENTO do Rei e Rainha do mar reunindo todas as provas juntam 1800-2000 atletas antes da pandemia, hoje com certeza tem bem menos!
O nome travessia dos fortes tinha um significado duplo, significava era uma prova que acontecia entre os fortes de Copacabana e o do Leme, mas também que todos os nadadores que participavam eram fortes.
Algumas informações legais sobre o evento.
Existia uma baita estrutura de segurança IMPECÁVEL em todo o percurso de 3500m, EXISTIA UMA RAIA de ponta a ponta na praia de Copacabana até o Leme para os nadadores se guiarem e claro, numa situação de emergência poderiam se segurar nela.
Era a prova de natação em águas abertas ou maratonas aquáticas mais querida da América Latina até 2012 quando teve a sua última edição.
A equipe OTREINO sozinha ocupava 12% das vagas da prova éramos quase 600 nadadores na equipe. imagine num dia de treino de sábado no mar como era! rarara
As inscrições acabavam em 10 minutos, mas quando abriam as inscrições o site caia, o sistema travava… Eram 2500 participantes mas 8000 nadadores tentavam se inscrever.
Mas nós sempre conseguíamos inscrever os nossos atletas com antecedência, e no ano de 2012 a forma de inscrição mudou, o sistema travou e mesmo com a pré-inscrição na semana anterior, não existia garantia, precisaríamos entrar na hora para realizar a confirmação junto com os outros nadadores que queriam se inscrever de forma avulsa.
O nosso atleta Victor Teixeira era recém chegado na equipe e pediu para ajudar, conseguiu acessar do trabalho o sistema de inscrição do trabalho e confirmou a inscrição de todos os atletas, nos salvou e mesmo nos conhecendo e convivendo há cerca de 2 meses pagou como cartão de crédito pessoal para garantir a vaga de todos.
Teve um ano que durante o percurso que as bóias soltaram com uma ventania super forte e os nadadores foram nadando atrás da bóia em direção à Niterói, rarara
Os atletas foram recolhidos pelos barcos e nem lembro se cancelaram a prova ou se teve continuidade.
A prova nesse ano não foi organizada pelo exército!
No ano seguinte voltou para as mãos do exército por motivos óbvios
Muitas histórias legais sobre essa prova! E mais importante que a medalha, era completar a prova e em especial a camiseta! que tinha atrás escrito “EU NADEI”
Espero ter te inspirado um pouquinho com essas infos saudosas! dessa prova de natação em águas abertas que era a mais querida do Brasil!
Existe muito mais histórias, uma que vale a pena contar é a do Carlos André! Esse rapaz aí da foto acima, só pra você ter uma idéia, ele quando tinha 13 anos se afogou e foi resgatado do fundo pelos bombeiros e estava “roxo” nos procurou faltando 2 ou 3 meses com um baita trauma e completou a travessia dos fortes muito bem, mas fica pra outro dia!
E você já fez alguma prova de maratona aquática, natação no mar ou águas abertas?
E a Travessia dos Fortes?
Me conta aí!