Planejando Provas e Competições

Todo final de ano sou questionada se já fechei o calendário das provas e competições. E isso não é tão simples assim! Temos que começar com um planejamento, e principalmente se você trabalha com vários desportos, como é o caso de algumas assessorias esportivas que treinam alunos para corridas, ciclismo, natação e outras modalidades. Imaginem montar um calendário com tantas modalidades diversificadas?

Todos nós começamos o ano com aquelas promessas de eliminar os quilinhos indesejáveis, perder aquela barriguinha que teima em incomodar, baixar os níveis de colesterol, conseguir completar aqueles cinco quilômetros da sua primeira corrida e quem sabe a tão sonhada maratona! Sem planejamento nada disso acontece e nem temos como começar! Não somos diferentes de uma empresa que sem um planejamento anual não há crescimento.
Executar os treinos com orientação de profissionais é o primeiro passo para conseguir os objetivos. Orientar seu atleta, principalmente se ele for iniciante e identificar seu objetivo, é fundamental para o progresso do treinamento. Podemos fracionar os objetivos, orientar o tipo de prova que irá fazer, distâncias a serem percorridas e a quantidade de competições que irá participar. Claro que isso dependerá do nível de condicionamento do atleta. O correto e fazermos isso juntamente com o aluno, ouvir sua opinião também é importante!
Temos que ficar atentos às datas de feriados também. No Brasil existe um feriado atrás do outro, o que pode comprometer os objetivos do atleta e fazer com que ele relaxe nos seus treinos, dificultando seu rendimento nas competições.
No início do ano, com o verão no Brasil, o treinamento eficiente é aquele menos agressivo ao organismo, pois a temperatura nessa época é elevadíssima, e o iniciante que não possui uma orientação pode se prejudicar e se lesionar logo no início dos treinos.
Nas provas de corrida, as mais procuradas pelos atletas amadores são as provas de 5km, na natação as de 1000 metros e nas etapas de Triatlhons, as modalidades de menores distâncias, chamadas de “shorts”.
Quando chegamos ao meio do ano e o clima fica mais ameno, começam as provas mais desafiadoras e de grandes distâncias como as travessias aquáticas que chegam a 4 kms, as maratonas e as meias maratonas e isso atrai atletas de todas as categorias.
O treinamento é a principal via para a conclusão de uma prova com integridade física e sem lesões, nas provas adequadas às condições do praticante.
Certamente dar dicas de como realizar um calendário anual é muito complexo, mas podemos indicar o treinamento que melhore suas condições músculo -esqueléticas, condições cardiovasculares, força e flexibilidade, para que realize com eficiência as provas escolhidas durante o ano.
Boas provas e excelentes treinos!!!!
Luciene Cury.

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