Manter-se ativo é importante para sua saúde física , mas ter uma boa saúde mental também é um bom motivo para ser ativo. A natação pode trazer benefícios significativos para a sua saúde mental
O que é saúde mental?
Assim como temos saúde física, todos temos saúde mental também. A mente define boa saúde mental como sendo geralmente capaz de pensar, sentir e reagir da maneira que você precisa e deseja viver sua vida. Mas se você passar por um período de problemas de saúde mental, poderá descobrir que as maneiras pelas quais você pensa, sente ou reage com frequência se tornam difíceis ou até mesmo impossíveis de lidar. Isso pode parecer tão ruim quanto uma doença física, ou até pior.
Aproximadamente uma em cada quatro pessoas terá um problema de saúde mental em um determinado ano. Problemas comuns de saúde mental incluem depressão e ansiedade, enquanto problemas menos comuns incluem esquizofrenia e transtorno bipolar.
Os problemas de saúde mental podem afetar qualquer pessoa e podem ter uma ampla gama de causas que podem ser complexas e inter-relacionadas. É provável que muitas pessoas experimentem uma combinação de causas – embora algumas pessoas possam ser mais profundamente afetadas por certos fatores do que outras.
Como a natação pode melhorar a saúde mental
- Ser ativo tem um impacto positivo na saúde mental, incluindo: melhora do humor, aumento da auto-estima, reduz o risco de depressão, retarda a demência e o declínio cognitivo, melhora o sono e reduz o estresse.
- A natação ajudou a reduzir os sintomas de ansiedade ou depressão em 1,4 milhão de adultos na Grã-Bretanha. Quase meio milhão de adultos britânicos com problemas de saúde mental afirmaram que a natação ajudou a reduzir o número de visitas a um profissional médico em relação à sua saúde mental.
- Nadar e estar na água pode ajudar no relaxamento .
Como a natação pode melhorar a saúde mental
ome nota das seguintes dicas para nadar com problemas de saúde mental.
Fazer:
- Comece pequeno e aumente seus níveis de natação em um ritmo que funcione para você. Mesmo pequenas quantidades de natação podem dar-lhe um impulso de energia natural.
- Peça ajuda a alguém em quem você confia para começar. As piscinas devem permitir que você participe com um amigo ou funcionário de apoio nas primeiras sessões enquanto se acostuma com o novo ambiente.
- Procure grupos de pessoas que pensam como você. Algumas piscinas terão sessões destinadas a melhorar o bem-estar e para pessoas com problemas de saúde mental.
“Tenho vergonha do meu corpo e não me sinto confortável em usar roupa de banho”
- Tente se assegurar de que você não está sozinho e todo mundo tem que começar de algum lugar, muitas pessoas compartilham ansiedades semelhantes sobre seus corpos.
- Você pode procurar sessões apenas para mulheres ou homens. Isso ajuda a apoiar as pessoas que se sentem desconfortáveis em participar de sessões de gênero misto.
- Há uma grande variedade de camisetas de natação, roupas de mergulho e saídas de banho agora disponíveis para ajudar as pessoas a nadar confortavelmente.
- Algumas piscinas permitem que você leve suas toalhas ou roupões de banho à beira da piscina. Verifique com a recepção antes de fazer.
Coisas para lembrar
- Se você sentir ansiedade ou ataques de pânico, pode descobrir que nadar pode causar algumas sensações que podem parecer que você está tendo um ataque de pânico. Estes incluem ser incapaz de recuperar o fôlego ou falta de ar, aumento da frequência cardíaca, sensação de tremor ou tontura.
- Comece devagar, pois isso pode ajudá-lo a identificar a diferença entre os efeitos físicos da natação e os de um ataque de pânico. Se você tiver um ataque de pânico, tente sair da piscina e encontrar um espaço tranquilo para se recuperar ou permanecer na parte rasa da piscina.
- Ao nadar, também é fácil hiperventilar, pois a água pode estar mais fria do que o esperado. É melhor testá-lo primeiro mergulhando um dedo do pé e subindo na piscina gradualmente.
- Faça respirações profundas e lentas quando fizer uma pausa ou após um determinado número de voltas/comprimentos para ajudar a reduzir a probabilidade de você começar a hiperventilar.
O que evitar ao nadar com problemas de saúde mental
- Tente evitar situações desencadeantes. Por exemplo, se você deseja evitar multidões, pode nadar em um horário tranquilo (por exemplo, de manhã cedo, durante o dia ou tarde da noite).
- Natação excessiva, especialmente se estiver tomando conta de sua vida. Se você se sente ansioso quando perde uma sessão ou se a natação está se tornando mais importante do que o trabalho, a família ou os amigos, você pode estar desenvolvendo um relacionamento doentio com a atividade física e potencialmente um vício em exercícios. A Mind desenvolveu um guia para ajudar as pessoas que podem estar experimentando um vício em exercícios .
- A medicação pode ter implicações para o tipo e nível de natação que pode ser seguro para você fazer. Verifique com seu médico ou psiquiatra qual nível de natação é seguro para você, especialmente se tiver algum efeito colateral.
- A medicação também pode causar desidratação e isso pode ser agravado ao nadar. Você continua suando e perdendo líquidos quando está na água, então lembre-se de se manter hidratado.
Conselhos adicionais sobre saúde mental
Para obter mais informações sobre saúde mental, visite os seguintes links da Mind.
Fichas de Saúde
O grupo Swim England’s Health Commission desenvolveu uma série de folhetos informativos sobre natação com condições de saúde específicas, escritos para nadadores competitivos, o público em geral e também para ajudar aqueles que apóiam ou aconselham nadadores.
Listada abaixo está a biblioteca atual de fichas informativas para pessoas com problemas de saúde.
Para visualizar e fazer o download de fichas técnicas escritas especificamente para pessoas que apóiam ou aconselham nadadores, acesse nossas páginas de saúde e bem-estar .
Se você já conhece nosso trabalho que é realizado desde 2009 com natação no mar, corrida ou triathlon, se nós já te ajudamos com algum artigo, vídeo ou alguma dica em um papo informal pessoalmente, ou se você já foi nosso cliente, atleta, aluno e desejar nos ajudar nos avaliado e ver as avaliações mais recentes clique aqui:
Deixe um comentário