Técnicas de atenção plena para experimentar na piscina

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Compartilhe agora mesmo:

A treinadora qualificada da Swim England, Lucy Lloyd-Roach, compartilha suas experiências de como a natação ajudou sua atenção plena e compartilha técnicas para você experimentar.

Meditação e natação

Há cinco anos, quando a atenção plena começou a se infiltrar na periferia de nossa consciência coletiva, comecei a me perguntar se, pelo que as pessoas diziam sobre meditação e atenção plena, isso descrevia a mentalidade que experimentei depois de nadar. Fiquei curioso para saber se eram iguais.

Antes de explorá-lo, as frases que associei à atenção plena e à meditação eram ‘uma cabeça limpa’ e ‘estresse reduzido’. Essas são coisas que me lembro de ter começado a notar depois de nadar quando estava no ensino médio, muitas vezes elaborava a resposta para alguma coisa ou simplesmente me sentia muito mais calmo.

A atenção plena é comumente descrita como uma forma simples de mediação ou treinamento da mente.

Para mim, mindfulness é uma forma de aprender a estar atento e observar seus pensamentos (bons e ruins) com o objetivo de não ser pego e não julgá-los (alguns dias isso é mais fácil do que outros). É uma chance de dar um passo atrás, aprender mais sobre você e como sua mente funciona.

Semelhanças entre natação e atenção plena

À medida que fui ganhando mais prática, descobri que os efeitos são semelhantes aos que sinto depois de nadar e, para mim, deve-se às duas principais semelhanças entre ambas as atividades:

  1. Respiração
    O tipo de meditação que aprendi se concentra na respiração e na natação, a respiração é absolutamente fundamental. Eu vejo isso do ponto de vista do treinador, o nadador que não está expirando adequadamente geralmente se cansa rapidamente ou entra em pânico.
  2. Concentre-se no que está a fazer
    Quando nada, não há outras distrações, uma raridade nesta era digital e focamo-nos apenas na técnica, ou nos tempos, ou na distância que estamos a nadar, ou seja, estamos focados no que estamos a fazer está fazendo.

Descobri que a atenção plena ajudou minha natação e a natação ajudou minha atenção plena, que por sua vez me ajudam na vida cotidiana.

Técnicas de atenção plena para tentar na próxima vez que você for nadar

Respirando

  • No nado crawl, você pode contar e dizer em voz alta seu padrão de respiração na água, por exemplo, ‘Um’, ‘dois’, ‘três’. Ao dizer isso em voz alta, você expirará na água.
  • Nade 200m crawl, respirando a cada três braçadas nos primeiros 50m, respire a cada quatro braçadas para a esquerda por 50m, respire a cada cinco braçadas por 50m e finalmente respire a cada quatro para a direita por 50m. Procure uma expiração suave e contínua. Se a respiração a cada cinco braçadas for muito desafiadora, mude para a respiração de três braçadas nos terceiros 50m.
  • Diminua a velocidade – concentre-se em movimentos longos de braços e pernas esticados, em vez de fazer do seu nado uma corrida frenética.

Técnica

  • Concentre-se em uma parte fundamental de sua técnica, por exemplo, um forte chute juntos no peito. Conforme você nada, o cérebro começará a mudar o foco para isso, e não para o que mais está focado na vida cotidiana.

Contando golpes

  • Tente contar o número de traços por comprimento. O que você percebe sobre sua técnica? A sensação é a mesma em todo o comprimento? Isso muda do início ao fim do seu mergulho?

Se você já conhece nosso trabalho que é realizado desde 2009 com natação no mar, corrida ou triathlon, se nós já te ajudamos com algum artigo, vídeo ou alguma dica em um papo informal pessoalmente, ou se você já foi nosso cliente, atleta, aluno e desejar nos ajudar nos avaliado e ver as avaliações mais recentes clique aqui:

>> Nosso perfil no google <<

Em nome da equipe OTREINO MUITO Obrigado!

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!